terça-feira, 30 de junho de 2015

Cirurgia à porta

Olá  meus amigos,

Passaram apenas uns dias desde que soube que teria que ser operado à perna esquerda, para tentar melhorar um problema que foi detectado recentemente, e prevenir outros mais graves no futuro, sabendo que isto não terá solução definitiva, e que mais dia menos dia terei que fazer o mesmo na outra perna.

Como sabem fiz alguns exames, que revelaram alguns problemas:
  1. Pronação avançada no pé esquerdo e moderada no pé direito
  2. Rótulos de ambos os joelhos um pouco fora do seu sítio natural
  3. O TAC revelou uma laceração do menisco interno
  4. O doppler test revelou problemas de circulação na perna esquerda, avançados para a minha idade.
Após saber o que tinha, tive que esperar até agora. Tive que esperar pela minha vez no SNS, para fazer as consultas de cirurgia vascular (semana passada) e ortopedia (esta será no mesmo dia da cirurgia.

No que toca à ortopedia e após consultar um especialista, já sabia que necessito fazer uma ressonância magnética, para confirmar uma de duas coisas. O que o TAC revelou ou o que o médico suspeita. 
A primeira hipótese requer cirurgia. A segunda, embora sem solução definitiva, talvez se componha com fisioterapia e trabalho especifico de reforço muscular e flexibilidade. 

No que toca à cirurgia que me espera. Não sei todos os detalhes ainda, mas como é normal nestas coisas, pesquisei um pouco e aprendi algumas coisas. Sei que a cirurgia tradicional é o típico ir à faca, e sei que a tecnologia mais recente envolve laser. Naturalmente esta última é melhor em tudo. Mais segura, menos agressiva, menos tempo recuperação, etc. Ainda não sei qual delas irei fazer. Torço para que seja a laser, mas temo que vá ser à moda antiga.

Desde que soube o que me espera tenho feito alguns exames de preparação para a cirurgia. Esta semana irei fazer o último exame, de anestesia. Conto aí saber mais detalhes sobre a operação em si. 

Se for à moda a antiga que me espera?
Quando topei fazer a cirurgia em pleno Verão, claramente não contava com a realidade do que será meu pós - operatório. Dois dias de cama, sempre com as meias de compressão. Primeiros 30 dias sem atividades física,  e daí até  aos 60 dias exercício moderado. Só a partir daí posso voltar ao meu normal. Praia e boa vida isso só para 2016.
Naturalmente isto varia de pessoa para pessoa, e da extensão da cirurgia.

Preocupa-me algo que veio nos resultados doexame que fiz, na veia safena, que aparenta estar afectada. Não parece ser uma veia normal como as outras, pelo que pode ser mais complicado que o normal. 
O médico garantiu que ia ficar a 100%, e eu perguntei-me "como é que ele diz isso se me vai tirar peças que tinham sua função no corpo???" Obviamente a cirurgia é para prevenir problemas mais graves no futuro. Por outro lado deverá ajudar-me, pois as veias a retirar vão deixar de causar problemas (falam em fadiga, comichão, inchaço, etc. Desses todos queixo-me há muito anos de pernas cansadas de longe a longe e muita tensão muscular).
Isto cá dentro é como uma rede grande. O corpo deteta que aquela estrada não existe mais, pelo que limita-se a mandar o sangue por outras estradas.

Custa um pouco saber que é um problema sem cura, em que o máximo que se pode fazer é atacá-lopara minimizar os danos que causa, prevenir complicações, e seguir as recomendações do médico. Gostaria que isto não me limitasse em nada no que toca a desporto.

Como me sinto
Uma mescla de coisas. Calmo, resignado, expectante, chateado por perder o Verão, chateado por não poder treinar, preocupado e ansioso que chegue a operação e trate logo disto.

Tem sido uns meses sem sal. Treino alguma coisa quase todos os dias, mas sem grande motivação ou intensidade. Não tenho dado muita atenção às minhas bicicletas, o que é estranho, pois há um ano atrás treinava 3 vezes por semana com bicicleta e três vezes corrida, todas as semanas, sem falhar ou vacilar. Porque é assim não sei. Talvez algo a ver com a falta de objectivos. 

Esta semana vou correr/pedalar todos os dias (agora não te falta motivação não é menino?). Depois irei ter umas semanas bem longas até poder voltar a praticar algum desporto, pelo que há que aproveitar.

Como vou estar parado, vou ter que arranjar algo com que me entreter, pelo que vou postando coisas sobre a operação e o pós-operatório. Não é o que gostaria de escrever, mas pronto, lá terá que ser.
Leia Mais ››

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Sempre vou à faca

Já não escrevia nada neste blog quase há 2 meses. Esperei pacientemente pelas consultas no hospital, pelo que não havia muito a falar. Reduzi drasticamente minhas corridas, para uma média de uma por semana, ou nem isso. Semana passada foi um excepção, pois acabei participando numa prova, que falarei noutro artigo.

Vou ser operado a quê?
Hoje foi dia de consulta de Cirurgia Vascular no Hospital, para ver os problemas que o Doppler Test revelou, ao nível de circulação. Tenho varizes internas, que levam a problemas de circulação. Segundo o médico tenho aqui um problema avançado para aquilo que é de esperar numa pessoa com a minha idade. Com a idade irá piorar, podendo originar tromboses. Não hesitou na recomendação! "vai ter que ir à faca". E eu (que remédio) aceitei claro.

Vou agora fazer alguns exames de preparação para a cirurgia, para depois fazer a marcação da cirurgia em si. Tentarei arranjar cunha para ter a cirurgia o quanto antes.

Que me espera?
Sinceramente, fiquei meio parvo com a coisa, pelo que não perguntei muito. Se correr bem, irei para casa dia seguinte, o pior será o que vem a seguir. Não sei ainda se será uma cirurgia por laser, ou à moda antiga (o clássico corta/cose). Espero que seja a laser, pois facilita a recuperação. Não sei se me espera fisioterapia ou não, mas acredito que vá ser uma recuperação chata. 
De qualquer modo terei tempo para saber mais detalhes do que me espera nas próximas semanas/meses.

Depois ainda tenho a consulta ortopedia por fazer (daqui a 2 semanas mais ou menos). Claramente tenho pelo menos dois problemas. Só espero que o outro não peça cirurgia também.

E pronto, aqui vai a novidade do dia da minha parte. Vamos ver como vai correr.

Aquele abraço :)
Leia Mais ››