quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Rescaldo - Trail Amigos da Montanha 2016

Duas semanas após a prova mais importante da minha (pseudo) carreira de corredor amador, foi tempo de voltar à montanha, para participar no Trail Curto dos Amigos da Montanha, onde me esperavam 18kms. A ideia era só mesmo rolar para voltar aos poucos a recuperar forma após a Maratona do Porto, mas para surpresa minha acabou sendo uma prova simplesmente horrível para mim. Das piores prestações que alguma vez tive numa montanha.

Tudo o que tenho vivido nestas semanas tem sido uma aprendizagem. Todo o treino para a Maratona, a Maratona em si, e a recuperação a seguir. Cometi vários erros durante este processo, mas isso é algo inerente a uma experiência nova. Após a Maratona estive 6 dias sem correr, voltando a correr 30min apenas ao sétimo dia. Nesse aspeto cumpri o que é recomendado. No que toca a ginásio fiz apenas dois treinos na semana a seguir à prova. Na semana que antecedeu este trail, voltei ao meu regime normal de treinos de ginásio, com duas corridas durante a semana, um de recuperação e outro intervalado. 
Estas duas semanas foram diferentes num aspeto, a motivação! O corpo ia recuperando, mas o que notei de diferente foi a motivação. Senti-me muito motivado, nunca me passou pela cabeça não me meter noutra Maratona. Queria voltar aos treinos o quanto antes, para procurar manter alguma forma, de modo a começar a treinar em Janeiro para a Maratona de Madrid, a 23 de Abril. Fiz duas corridas de 8kms, pelo que não sabia como meu corpo ia reagir a uma prova de trail. Sentia-me cansado ainda, mas nada que fizesse prever o que aconteceu.

Não tendo nenhum objetivo que me obrigue a "viver" para esse mesmo objetivo, naturalmente relaxei um pouco. Dois dias antes deste trail, tive um aniversário e não me poupei a nada. Como já não estou habituado a essas coisas, passei o dia anterior a este trail assim para o mal disposto digamos, tanto que nem jantei na noite anterior.

A prova
Choveu muito antes da prova. Acordei algumas vezes durante a noite, e o tempo estava assustador. Muita chuva mesmo! Não estava mesmo com vontade de correr confesso, tanto que olhei para o telemóvel algumas vezes a ver se recebia uma mensagem da malta da minha equipa, a dizer que não iam fazer a prova, mas essa mensagem nunca veio, pelo que equipei-me a contar com muita chuva e lama. Cheguei a Barcelos a tempo e esperei pelo inicio da prova.
A ideia nesta prova era simplesmente rolar, sem me preocupar em fazer o melhor tempo possível, e assim foi desde o tiro de partida. Deixei-me ir com calma, contando que o meu corpo fizesse o que sempre faz! Sofrer mais  nos primeiros 30/40 min e depois habituar-se e a partir dai passar a ser mais fácil. Tal não aconteceu.


Acabou sendo uma prova em total sofrimento desde o início. Pulsações altíssimas o tempo todo, más sensações nas pernas e até a cabeça fraca. Não me senti com cabeça sequer para lutar contra o meu corpo, cedo desisti de lutar e passei a serviços mínimos, que por incrível que pareça acabaram sendo o melhor que conseguia fazer. Não conseguia subir nada a correr, mesmo em plano volta e meia fazia a pé. Foi um suplicio acabar a prova.

O tempo final diz tudo, 02:47:55 para 19.2 kms. Para terem noção, um colega de equipa que por norma tem mais ou menos o meu ritmo, fez a mesma prova em 02:10:00! Uma eternidade! Só posso concluir que esta prestação é resultado da Maratona! Provavelmente meu corpo ainda não recuperou e não devia ter participado neste evento! Nada fazia supor que isto iria acontecer, mas como disse mais acima, faz tudo parte da aprendizagem.
Confesso que esta prestação me deixou um pouco desanimado, mas já levantei a cabeça e siga com o que ai vem. Os altos e baixos fazem parte deste desporto, e agora só tenho que ter calma, continuar a treinar e deixar o tempo passar. O próximo grande objetivo está a quase 3 meses de distância, pelo que há tempo para recuperar.

A prova em si
Já fiz algumas provas organizadas pelos Amigos da Montanha! No que toca trails, creio que foi o meu segundo trail de sempre. O resto foi em provas de BTT. Não há provas fáceis organizadas pelos Amigos da Montanha, e curiosamente todas as que fiz correram-me mal. Fui sempre mal preparado, pelo as memórias desta prova não são as melhores. Mas falando da prova em si, foi sempre  perfeitamente imaculada. Tudo correu a 100%, mesmo com o tempo que estava. Trata-se de uma organização que tem a máquina muito bem oleada, e que sabe o que faz! A prova começou às 10:00 em ponto, os trilhos bem marcados, reforços qb. Nada a apontar mesmo.
Por outro lado, foi das provas de trail com mais lama que alguma vez fiz. Muita lama mesmo o que representou uma dificuldade acrescida.

O futuro é já no próximo fim de semana, com uma Meia Maratona. Espero ter uma prestação melhor que neste trail.

Boas corridas.

Comente com o Facebook: