sábado, 3 de dezembro de 2016

Rescaldo - Meia Maratona de Famalicão

Após uma das piores prestações que alguma vez tive, no que toca a corridas, no Trail Amigos da Montanha, fruto provavelmente da recuperação da Maratona do Porto ainda não estar concluída, fui para esta prova, com grande cepticismo. Não fazia ideia se ia passar pelo mesmo da prova anterior, e mesmo sendo uma prova sem objetivos de qualquer espécie, queremos sempre dar o nosso melhor.


Esta foi a minha segunda participação na Meia Maratona de Famalicão. A primeira foi em 2014 praticamente a seguir à minha estreia em Meias Maratonas, na Meia Maratona do Porto (desculpem lá repetir tantas vezes Meia Maratona, em pouco tempo). Como disse na introdução, vim de uma prova horrível e estou em off season, com dois treinos à semana, e a corrida/treino longo ao fim de semana. Fiz um treino de recuperação, e outro de séries. Não correram mal, mas mesmo assim fui para a prova com muitas cautelas.
Sendo uma prova que decorreu na cidade da minha equipa, fomos muitos, divididos entre a Meia Maratona e a caminhada, pelo que companhia não ia faltar. A estratégia para a prova, passou essencialmente por ir às apalpadelas, tentar manter um ritmo constante, e por volta do km 14 dependendo de como me sentia, acelerar um pouco ou não.

Embora com as pulsações um bocado altas, não me senti tão mal quanto esperava. Tentei controlar o ritmo, um pouco como tenho feito ultimamente, para não quebrar na parte final. Como conhecia o percurso, sabia que o grande desafio seria até ao km 13/14, onde o percurso dava meia volta para a cidade, sendo a partir dai essencialmente a descer ou plano. A verdade é que não veio a quebra, senti-me bem e ao km 13 puxei mais, aproveitando o facto de o resto do percurso ser essencialmente plano ou a descer. Já não corria abaixo dos 04:30 de forma continua há vários meses. Pensei que ia custar mais, mas até não correu mal.

O tempo final foi 01:38:04, a menos de 5min do meu record pessoal. Há dois anos atrás fiz um tempo na casa das 01:41. Engraçado que acabei a prova meio chateado por não ter puxado mais cedo, quando uma semana antes tive a prova que tive.. enfim.. tontices. Seja como for deu para viver momentos interessantes, com alguns colegas de equipa a fazer a sua estreia em Meias Maratonas.

Próximo desafio é já no fim de semana a seguir, com a Meia Maratona de Vigo. Mais uma prova nova para mim.

Boas corridas.

Comente com o Facebook: